:: Catálogo de Serviços ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Correio Eletrônico

 

1. Descrição

  • Serviço que provê a utilização de correio eletrônico (e-mail) institucional para comunidade de usuários da instituição. O serviço é habilitado a partir da criação da conta institucional. Para acesso, será utilizado um nome de usuário (login) e uma senha, exclusivos.

     

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço.

 

3. Benefícios

  • Permite a troca de mensagens institucionais de forma segura;
  • Armazena mensagens em ambiente seguro no centro de dados da instituição;
  • Permite acesso ao catálogo de endereços eletrônicos da instituição;
  • Possibilidade de utilização do serviço de impressão;

  •  Permite acesso às ferramentas de Calendário e de Lista de tarefas integrados à ferramenta de correio eletrônico.

 

4. Pré-requisitos

  • Ser servidor(docente, tecnico-administrativo), estagiário ou prestador de serviço da instituição.

 

5. Como utilizar

  • A utilização do correio eletrônico pode ser feita diretamente pela internet a partir do acesso à ferramenta Webmail por dois caminhos:
  •  Também é possível acessar o correio eletrônico a partir de um programa gerenciador de mensagens, como os disponíveis em tablets e smartphones. Nesse caso, o programa deve ser configurado de acordo com as informações do item 7 deste documento.

 

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo "Categoria de Serviço" procure a opção "Correio Eletrônico".
  • Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

 

7. Conteúdo técnico

  • A configuração de um programa cliente deve ser feita de acordo com as informações abaixo. Note que esses dados podem ser solicitados de forma ligeiramente diferente. Se necessário, consulte o manual do seu programa ou aplicativo:
  • Configuração de recebimento – IMAP:
  •    Servidor: imap.dri.cefetmg.br
  •    Porta: 143
  •    Segurança: StartTLS
  •    Modo: Senha normal
  • Configuração de recebimento – POP:
  •    Servidor: pop.dri.cefetmg.br
  •    Porta: 995
  •    Segurança: StartTLS
  •    Modo: Senha normal
  • Configuração de envio – SMTP:
  •    Servidor: smtp.dri.cefetmg.br
  •    Porta: 587
  •    Segurança: StartTLS
  •    Modo: Senha normal
  • Observações:
  • É necessário configurar apenas uma das formas de recebimento, POP ou IMAP.  
  • Nas configurações IMAP e POP utilize como usuário o seu endereço de e-mail completo, por exemplo: josedasilva@adm.cefetmg.br.
  • Na configuração SMTP utilize como usuário o seu usuário institucional, por exemplo: josedasilva_adm.

 

8. Unidades em que o serviço está disponível

  •  Todas as unidades da instituição.



 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

A. Amazonas, 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169

Telefone: +55 (31) 3319-7000

 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG