:: Catálogo de Serviços ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Portal Web: OpenCMS

 

1. Descrição

  • Sistema institucional responsável pelo gerenciamento de conteúdo do portal institucional e dos sites das diversas unidades organizacionais (acadêmicas, administrativas, de direção, colegiadas, dentre outras). 

     

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos) e estagiários.

     

3. Benefícios

  • Ambiente de trabalho totalmente baseado em navegador, facilitando acesso e mobilidade;

  • Cada conteúdo possui um proprietário e um grupo associado a acessos e permissões, garantindo controle de acesso;
  • Mecanismo prevê duas perspectivas do projeto: "Online" e "Offline", oferecendo um ambiente em que as mudanças podem ser analisadas antes do projeto ser publicado;
  • Sistema de agendamento que permite publicar ou remover conteúdo periodicamente ou após um tempo específico.

 

4. Pré-requisitos

  • Conta e e-mail institucionais com vínculo atualizado;
  • Concessão de permissão de acesso ao OpenCMS;

  • Permissão de acesso para edição do site solicitado no Portal.

  

5. Como utilizar

  • A utilização do Portal Web (OpenCMS) é realizada após habilitação de acesso ao sistema .  Cada site a ser editado exige uma permissão específica a ser concedida pelo administrador da ferramenta. As permissões podem ser requisitadas por meio da central de serviços na opção "Portal Web (OpenCMS)".
  •  
  • Após habilitação necessária, o usuário estará apto a utilizar o sistema, efetuando acesso por meio do endereço: "http://www.sgi.cefetmg.br/system/login", utilizando login e senha institucionais.

 

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo "Categoria de Serviço" procure a opção "Portal Web (OpenCMS)".

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

 

7. Conteúdo técnico

  •  Não se aplica.

 

8. Unidades em que o serviço está disponível

  •  Todas as unidades da instituição.

 

 



 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

A. Amazonas, 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169

Telefone: +55 (31) 3319-7000

 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG