:: Catálogo de Serviços ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Conta Institucional

 

1. Descrição

  • A conta institucional é a credencial essencial para usufruir dos serviços digitais da instituição. Esta conta consiste de um nome de usuário (login) e uma senha, exclusivos.

    Para servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviços, a criação desta conta habilita o acesso a um pacote básico de serviços: Correio Eletrônico, Central de Serviços, Moodle Institucional, Lista de Discussão e Serviço de Impressão.

    Para alunos, a criação desta conta permitirá aos mesmos o acesso a diversos serviços de informação: Sistema Acadêmico, Sistema de Biblioteca (Empréstimo de livros), Moodle Institucional e Rede Wireless.

    Para servidores docentes, a existência da conta unificada habilita acesso à plataforma SINAPSE (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços) para uso do módulo de Guichê Eletrônico, o qual oferece recursos para a submissão de projetos de pesquisa e extensão.

    Essa conta também habilita, para todos os usuários, a consulta de créditos pessoais para uso do refeitório.

     

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e alunos.

 

3. Benefícios

3.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

  • Possibilidade de uso do serviço de impressão;

  •  Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis.

3.2. Para discentes:

  • ‣ Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis.

 

4. Pré-requisitos

  • Ser servidor, estagiário, prestador de serviço da instituição ou aluno regularmente matriculado.

 

5. Como utilizar

  • O cadastro da conta unificada é disponibilizado de formas distintas para as categorias servidores/estagiários/prestadores de serviço e para a categoria discente, conforme especificado a seguir:

5.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

  • Preferencialmente, a criação de conta institucional deve ser solicitada pela chefia imediata à qual o usuário está subordinado, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Caso  a solicitação seja feita por terceiros, será submetida à validação da chefia imediata.
  • Os seguintes dados do usuário deverão ser fornecidos nesta ocasião: 
  • Nome completo;
  • Telefone(s) de contato;

  • CPF;
  • Tipo de vínculo (ex. Docente, Técnico-Administrativo, Estagiário ou Terceirizado);
  • UORG de exercício;
  • Chefe imediato;
  • E-mail para contato;

  • Sugestão de nome para a conta (palavra antes do @ que aparecerá no e-mail).

 

  • A alteração da senha da conta institucional pode ser realizada na plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br) , usando a senha atual.  Após autenticação, selecionar "Alterar senha" e seguir as instruções informadas em tela.
  • Caso ocorra o esquecimento da senha, procurar o Núcleo de TIC da respectiva unidade para efetuar a sua recuperação.

5.2. Para discentes:

  • A criação da conta unificada para discentes é realizada por meio de autocadastramento na plataforma SINAPSE (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços). Para tanto, deve-se acessar o menu "Aluno", opção "Conta Unificada" no site principal da instituição. Ao final dos procedimentos previstos nesse autocadastramento, será habilitada uma conta para o aluno cujo login será seu número de matrícula acadêmica e cuja senha será definida pelo aluno durante o processo.  

    Para realizar o autocadastro os alunos deverão estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico.

    A alteração da senha da conta institucional pode ser realizada na plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br) , usando a senha atual.  Após autenticação, selecione "alterar senha" e seguir as instruções informadas em tela.
  • Caso ocorra o esquecimento da senha, deve-se acessar a plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br),  procurar a opção que permite solucionar esse problema e seguir as instruções em tela para recuperação da senha.

 

6. Suporte técnico

6.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo "Categoria de Serviço" procure a opção "Conta Institucional".
  • Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

 6.2. Para discentes:

  • Se durante o processo de criação ou de recuperação de senha da conta unificada, o sistema SINAPSE informar algum erro ou se verificar a necessidade de atualização dos dados pessoais,  deve-se procurar a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRA) da unidade em que o aluno está matriculado.
  • No caso de erro informado pelo sistema, a SRA analisará o caso e, sendo pertinente, irá reportá-lo à área de TI, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br).

 

7. Conteúdo técnico

  • Não se aplica.

 

8. Unidades em que o serviço está disponível

  •  Todas as unidades da instituição.



 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

A. Amazonas, 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169

Telefone: +55 (31) 3319-7000

 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG