:: Catálogo de Serviços ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Sistemas Institucionais

 

  • A rubrica de serviços "Sistemas Institucionais" agrega recursos que suportam processos organizacionais complexos e transversais, uma vez que podem envolver a participação de variadas unidades de trabalho e atores institucionais. Atualmente, cinco serviços estão nela reunidos: (1) Acadêmico/Qualidata, (2) Administrativo/Sinapse, (3) Almoxarifado/SIE, (4) Patrimonial/SIE e (5) Questionário Eletrônico/LimeSurvey.
  • "Acadêmico/Qualidata" corresponde ao sistema que suporta as atividades de registro e controle acadêmico. Engloba as diversas etapas que caracterizam a vida estudantil, desde o ingresso do aluno até a emissão do seu diploma de conclusão. A SGI (Secretaria de Governança da Informação) hospeda e gerencia o funcionamento da aplicação (software), enquanto a SRCA (Secretaria de Registro e Controle Acadêmico) a opera na condição de área usuária-gerente da ferramenta. Desse modo, ela coordena a implementação das regras de negócio e executa as rotinas administrativas que constituem a gestão dos dados de alunos, disciplinas, cursos, matrizes curriculares, frequência, notas e de conteúdo ministrado, bem como especifica os perfis e permissões de acesso de cada grupo de usuários que utilizam a aplicação. A SRCA é, também, responsável pelo cadastro de tais usuários e sua habilitação para uso do sistema.
  • "Administrativo/Sinapse" é uma aplicação inteiramente desenvolvida na instituição pela SGI, resultando de um projeto que, dentre outros objetivos e produtos, buscou integrar diferentes bases de dados e sistemas de informação já em operação e oferecer novas funcionalidades, novo tratamento aos dados (quando necessário) e automatização, em variadas áreas, de processos de trabalho não suportados em outras ferramentas computacionais. Dada essa missão, o Sinapse (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços) veio a ser constituído por uma gama de módulos interconexos que atendem distintas demandas por automatização de atividades/tarefas via sistema de informação, tendo como referência outras aplicações de base (como por exemplo, o Siafi, o Sigepe, o Sistema Acadêmico e o Sistema de Bibliotecas).
  • "Almoxarifado/SIE" é uma ferramenta de gestão de estoques que permite integrar as etapas de planejamento da aquisição, distribuição e controle de materiais. Possibilita, também, o registro histórico de consumo, facilitando o processo de compra/reposição. Trata-se de um módulo da aplicação SIE (Sistema de Informações Educacionais), desenvolvida pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). O sub-sistema tem como área usuária-gerente a SLOG (Superintendência de Logística).
  • "Patrimonial/SIE" constitui-se, também, em um módulo do SIE. Efetua o controle patrimonial de bens/ativos, registrando a localização, suas movimentações e avaliações. O sub-sistema tem como área usuária-gerente a SLOG (Superintendência de Logística).
  • "Questionário Eletrônico/LimeSurvey" é destinado à aplicação de questionários online e se baseia na filosofia de software livre. Ele permite que usuários sem conhecimento sobre desenvolvimento de software possam publicar e coletar respostas de questionários. As pesquisas podem incluir ramificações, estrutura (layout) e projeto personalizados. O sistema oferece análise estatística a partir dos resultados extraídos do questionário. O acesso às pesquisas ocorre de modo aberto ou controlado, por meio do uso de chaves/senhas disponibilizadas a cada participante. Pode ser aplicado tanto para ações de pesquisa de cunho acadêmico quanto administrativo da instituição.
  • Para maiores detalhes, acesse a página específica de cada serviço.



 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

A. Amazonas, 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169

Telefone: +55 (31) 3319-7000

 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG