:: Catálogo de Serviços ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Sistemas Institucionais:

Administrativo / Sinapse

 

1. Descrição

  • O Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços (SINAPSE) é uma ferramenta que provê suporte a funcionalidades de diversos setores administrativos e serviços de apoio a atividades educacionais da instituição.
    É composto dos seguintes módulos: Orçamentário, Credenciais, Créditos, Refeitório, Veículos, GRU (Guias de Recolhimento da União), Guichê Eletrônico, Recursos Humanos, Ensino e Encargos Acadêmicos.

  • SINAPSE – Orçamentário: Provê suporte as atividades da Divisão de Orçamento com o controle orçamentário. Dentre suas funcionalidades destacam-se o Comprometimento e a Descentralização Orçamentária;
  • SINAPSE – Credenciais: Gerencia todo o processo de emissão de cartões de identificação. Permite o registro das solicitações de cartões de identificação, a geração de lotes para fabricação e o controle de empréstimo de cartões provisórios;
  • SINAPSE –  Créditos: Controla créditos de refeição de modo integrado com o módulo de credenciais. Permite a inserção e transferência de créditos e dá suporte na geração de GRU para prestação de contas;
  • SINAPSE –  Refeitório: Controla refeições servidas nos restaurantes estudantis. Permite o pagamento através dos créditos dos cartões de identificação, o cadastro de isentos e dá suporte na geração de GRU para prestação de contas;
  • SINAPSE –  Veículos: Gerencia o cadastro dos veículos que têm acesso aos estacionamentos;
  • SINAPSE –  GRU: Auxilia na geração de Guias de Recolhimento da União (GRU), deixando transparente a emissão de GRU-Simples e de GRU-Cobrança. Efetua o controle das GRUs pagas e a exportação da receita arrecadada para o módulo Orçamentário;
  • SINAPSE –  Guichê Eletrônico: Fornece suporte e gerenciamento de editais de projetos de Pesquisa e Extensão, incluindo sua submissão e aprovação, bem como do cadastro e pagamento de bolsistas;
  • SINAPSE –  Recursos Humanos: Permite a importação de dados do SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas) e provê suporte na emissão dos formulários de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos;
  • SINAPSE – Ensino: Realiza a importação de dados do Sistema Acadêmico e permite o controle dos Planos de Ensino das disciplinas;
  • SINAPSE – Encargos Acadêmicos: Auxilia o docente na elaboração do Plano de Trabalho e no Relatório Anual de Encargos Acadêmicos.

 

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e alunos.

 

3. Benefícios

  • Proporciona suporte e melhoria nos processos internos da instituição;

  • Promove a integração entre as diversas fontes de informação (sistemas), tais como: Sistema Acadêmico, SIGEPE, Sistema de Bibliotecas e Sistema de Controle de Acesso (catracas).

 

4. Pré-requisitos

  • Estação de trabalho (computador / notebook) devidamente conectado à internet;

  • Software para navegação na internet (Browser) instalado (preferencialmente, o Mozilla Firefox);
  • Conta institucional do usuário com vínculo atualizado.

 

5. Como utilizar

  • O usuário deve acessar a plataforma Sinapse pelo endereço "http://sinapse.cefetmg.br/", utilizando nome de usuário (login) e senha institucionais;
  • Para alunos, o login é o número de matrícula acadêmica e a senha é aquela definida pelo aluno durante o processo de cadastro da conta institucional.
  • As permissões básicas do Sinapse dão acesso às seguintes funcionalidades/módulos listadas a seguir por grupo de pessoas.
  • Alunos: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição);
  • Servidores docentes: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição), SINAPSE – Guichê Eletrônico (submissão e acompanhamento de projetos de pesquisa e extensão; cadastro e controle de frequência de bolsistas);
  • Servidores técnico-administrativos: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição), SINAPSE – Guichê Eletrônico (submissão e acompanhamento de projetos de pesquisa e extensão; cadastro e controle de frequência de bolsistas);
  • Estagiários: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição);
  • Prestadores de serviços: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição).
  • Estão disponíveis para servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço funcionalidades adicionais, desde que o mesmo já possua acesso às permissões básicas, as quais são habilitadas após o primeiro acesso na plataforma Sinapse, conforme instruções contidas na página inicial do sistema.
  •  
  • Já a liberação de acesso a novos módulos ou a habilitação de funcionalidades mais avançadas em um módulo previamente autorizado deve ser solicitada por meio da Central de Serviços (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo "Categoria de Serviço" procure a opção "Sistemas Institucionais (Administrativo/Sinapse) > Gerenciar conta/perfil de acesso".

 

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo "Categoria de Serviço" procure a opção "Sistemas Institucionais (Administrativo/Sinapse)".

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

 

7. Conteúdo técnico

  •  Não se aplica.

 

8. Unidades em que o serviço está disponível

  •  Todos os módulos da plataforma Sinapse estão disponíveis para uso em todas as unidades da instituição.

 



 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

A. Amazonas, 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169

Telefone: +55 (31) 3319-7000

 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG