:: Catálogo de Serviços ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Telepresença

 

1. Descrição

  • Os serviços de Telepresença permitem a utilização de recursos para reunião virtual, por meio eletrônico, com o uso de Videoconferência ou de Conferência via Web.

    O serviço de Videoconferência encontra-se disponibilizado aos usuários em salas especiais providas de equipamentos específicos.

    A Conferência via Web pode ser realizada em qualquer local da instituição utilizando a própria estação de trabalho do usuário.

 

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos).

 

3. Benefícios

  • Redução no gasto institucional com diárias;
  • Facilitação da comunicação entre usuários com uso de recursos de reunião virtual;

  • Flexibilidade para agendamento de horário de reuniões.

 

4. Pré-requisitos

  • Para Videoconferência: Agendar sala virtual com a equipe técnica por meio da Central de Serviços; definir uma equipe de apoio responsável pelo evento em cada unidade participante; preparar o ambiente físico em cada local participante; convocar os participantes; realizar a reserva da sala física junto ao setor depositário da chave do ambiente.
  • Para Conferência via Web: Agendar horário com a equipe técnica por meio da Central de Serviços; providenciar estação de trabalho (computador, notebook) devidamente conectada à Internet; providenciar acessórios aplicáveis (fone de ouvido, microfone, caixa de som e microcâmera); convocar os participantes.

 

5. Como utilizar

  • Abrir uma solicitação de agendamento na Central de Serviços, selecionando uma requisição para o serviço "Telepresença".
  •  
  • Aguardar a confirmação do agendamento solicitado, a qual será informada no próprio chamado aberto na Central de Serviços (na área de follow-up/acompanhamento).
  • Para o serviço de Videoconferência: Após a confirmação, comparecer à sala de videoconferência na data e horário agendados. Ao final da reunião, comunicar o encerramento do evento ao técnico de TI responsável pela disponibilização do serviço.

  • Para o serviço de Conferência via Web: A equipe técnica irá repassar o link a ser utilizado, via Central de Serviços,  o qual deverá ser divulgado aos participantes.

 

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo "Categoria de Serviço" procure a opção "Telepresença".

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

  

7. Conteúdo técnico

  • Não se aplica.

 

8. Unidades em que o serviço está disponível

  • Todas as cidades em que há ponto de presença da instituição. Deve-se observar que, em Belo Horizonte, está disponível uma única sala para o serviço de  videoconferência, localizada na sede administrativa da instituição.



 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

A. Amazonas, 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169

Telefone: +55 (31) 3319-7000

 

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG